
O livro Infância e Mediunidade retrata a rotina de uma família que vê o filho envolvido com fenômenos e não sabe lidar com a situação.
Além de representar outros casos, seguindo o formato de narrativa romanceada, François demonstra como o passado atua sobre a vida das crianças. O espírito destaca a importância e do exemplo e o papel da educação dentro do lar no desenvolvimento infantil, afirmando que todos podem contribuir para o progresso geral.
Protegido pelos pais e familiares, através dos laços afetivos, encontra-se propenso a receber extensa orientação, principalmente nas questões de aspecto moral. Se trouxer vícios é preciso educá-los e se apresentar virtudes será preciso estimulá-las. Essa é a proposta educacional que nos inspira aos valores enraizados na Doutrina Espírita.
Sem prometer fórmulas mágicas, François demonstra claramente que todos nós possuímos um papel crucial no próprio progresso e responsabilidade pela sociedade que ajudamos a desenvolver. Sua narrativa nos motiva ao trabalho na educação de filhos e alunos, pois somos responsáveis pelos exemplos que damos e pela mensagem que transmitimos uns aos outros.